Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estimativa da área foliar do abacaxizeiro cv. Vitória por meio de relações alométricas

Texto completo
Autor(es):
João Paulo Francisco ; Adriano Valentim Diotto ; Marcos Vinicius Folegatti ; Leonardo Duarte Batista da Silva ; Sonia Maria de Stefano Piedade
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Fruticultura; v. 36, n. 2, p. 285-293, Jun. 2014.
Resumo

A área foliar possui correlação entre as atividades fotossintéticas e de transpirações das espécies vegetais, uma vez que esta reflete a capacidade da planta em interceptar as radiações e efetuar as trocas gasosas. Dessa forma, torna-se um importante indicativo da produtividade das culturas agrícolas. Tendo em vista a escassez de trabalhos sobre a estimativa da área foliar do abacaxizeiro, torna-se objetivo deste trabalho identificar equações para a determinação da área foliar do abacaxizeiro cv Vitória utilizando relações alométricas das plantas. Foram utilizadas 120 plantas de abacaxizeiro, coletadas aleatoriamente no momento da indução floral artificial, que ocorreu aos 270 dias após o plantio. Foram mensurados altura (h) e número de folhas (NF), comprimento (C) e largura (L) da folha "D" e o produto destas duas últimas variáveis (CxL). Os dados foram submetidos à análise de regressão e selecionou-se a equação que melhor se ajustou às correlações. A validação dos modelos utilizou 60 novas plantas, e os valores obtidos foram avaliados por meio do coeficiente de determinação (R²), correlação de Pearson (r), erro médio (EA), erro médio absoluto (ERA) e raiz do quadrado médio do erro (RQME). O modelo que utilizou o produto das dimensões lineares (AF=19,298*(CxL)-559,9*) mostrou-se o mais adequado para a estimativa da área foliar do abacaxizeiro, devido aos baixos erros encontrados, alta correlação e fácil mensuração. (AU)

Processo FAPESP: 12/04806-7 - Fertirrigação do abacaxi cultivar vitória com vinhaça: efeitos no solo e na planta
Beneficiário:João Paulo Francisco
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado