Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A avaliação de programas e serviços de saúde no Brasil enquanto espaço de saberes e práticas

Texto completo
Autor(es):
Juarez Pereira Furtado [1] ; Ligia Maria Vieira-da-Silva [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva - Brasil
[2] Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 30, n. 12, p. 2643-2655, 2014-12-00.
Resumo

Com o objetivo de analisar a constituição e o desenvolvimento de um espaço social especializado na produção de saberes e práticas sobre a avaliação em saúde no Brasil, foi realizado um estudo sócio-histórico apoiado na sociologia genética de Bourdieu. Para isso, foram analisadas as trajetórias de 28 agentes selecionados entre pesquisadores e gestores, bem como as condições históricas de possibilidade de constituição do espaço, por meio de entrevistas em profundidade, análise de documentos e revisão bibliográfica. O material gerado foi analisado à luz dos conceitos de campo, habitus e capital propostos por Bourdieu. Os resultados apontam para a constituição de um subespaço da avaliação no interior da Saúde Coletiva, resultado da interação entre agentes dos campos burocrático e científico, respectivamente representados pelas instituições de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em seus vários níveis e grupos de pesquisa inseridos em universidades públicas. Não foi identificado habitus comum entre os agentes entrevistados e as questões e disputas inerentes a esse subespaço. (AU)

Processo FAPESP: 12/10550-5 - Um novo campo?: a constituição da avaliação de programas e serviços no setor saúde do Brasil
Beneficiário:Juarez Pereira Furtado
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular