Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O incremento da biomassa fitoplanctônica por Tilapia rendalli em um lago raso tropical

Texto completo
Autor(es):
Lúcia Helena Sampaio da Silva [1] ; Marlene Sofia Arcifa [2] ; Gian Salazar-Torres [3] ; Vera Lúcia de Moraes Huszar [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Museu Nacional. Departamento de Botânica - Brasil
[2] Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ribeirao Preto - FFCLRP. Departamento de Biologia - Brasil
[3] Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Museu Nacional. Departamento de Botânica - Brasil
[4] Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Museu Nacional. Departamento de Botânica - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Limnol. Bras.; v. 26, n. 4, p. 429-441, 2014-12-00.
Resumo

OBJETIVOS: Este estudo visou testar experimentalmente a influência de um peixe planctófago filtrador (Tilapia rendalli) sobre a dinâmica fitoplanctônica de um reservatório tropical pequeno e raso (Lago Monte Alegre, Brasil). Adultos de T. rendalli deste lago alimentam-se preferencialmente de fitoplâncton e nossas hipóteses são: I) adultos de T. rendalli reduziriam a biomassa e composição do fitoplâncton através da herbivoria direta, e II) como este é um sistema eutrófico, o peixe poderia não ter grande influência sobre o fitoplâncton através da ciclagem de nutrientes. MÉTODOS: para avaliar esses diferentes efeitos sobre as algas, um experimento de campo foi feito no período de verão durante 15 dias em mesocosmos isolados do sedimento, usando um grupo controle (sem peixe) e um grupo tratamento (com um peixe em cada mesocosmo). As variáveis físicas e químicas e o fito- e zooplâncton foram avaliados no início, meio e fim do experimento. RESULTADOS: No final do experimento, foi observado um incremento significativo nas concentrações de íon amônio, biomassa fitoplanctônica total, de cianobactérias e zignemafíceas e de todas as classes de tamanho, exceto a classe II (20-30 µm) no grupo tratamento (com peixe). Foi observado o incremento da biomassa de uma cianobactéria potencialmente tóxica (Cylindrospermopsis raciborskii) no tratamento com peixe, no final do período experimental. CONCLUSÃO: Este estudo não deu suporte às duas hipóteses iniciais. Ele suporta a afirmação de que em corpos de água tropicais, com características semelhantes ao ambiente estudado, peixes planctófagos filtradores, como T. rendalli, não são efetivos na redução da biomassa fitoplanctônica através da herbivoria direta, mesmo sendo o fitoplâncton um dos seus principais itens alimentares. T. rendalli pode contribuir para o incremento da biomassa fitoplanctônica e pode promover ou incrementar a eutrofização de sistemas aquáticos. (AU)

Processo FAPESP: 97/10407-6 - Produtores primarios e consumidores no lago monte alegre: herbivoria, reciclagem de nutrientes e predacao.
Beneficiário:Marlene Sofia Arcifa Froehlich
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular