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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

HABILIDADES SOCIAIS E O MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: ANÁLISE E PERSPECTIVAS

Texto completo
Autor(es):
Vanessa Barbosa Romera Leme [1] ; Zilda Aparecida Pereira Del Prette [2] ; Silvia Helena Koller [3] ; Almir Del Prette [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Salgado de Oliveira. Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[3] Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil
[4] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia & Sociedade; v. 28, n. 1, p. 181-193, 2015-09-15.
Resumo

Resumo Este artigo analisa possíveis relações entre o campo teórico-prático das Habilidades Sociais (HS) e o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano (MBDH). Para isso, descreve e relaciona os pressupostos e conceitos-chave de cada um, focalizando as contribuições da perspectiva bioecológica para o estudo do desenvolvimento das habilidades sociais. Defende-se o MBDH como uma alternativa teórico-metodológica que se aproxima de alguns conceitos vinculados a uma vertente teórica relacionada do campo das HS e do Treinamento de Habilidades Sociais (THS). Embora se reconheçam os limites e desafios da presente proposta, entende-se que ela tem o mérito de fomentar novas possibilidades de pesquisa e de prática em trabalhos que contemplem as relações interpessoais e as HS ao longo do ciclo vital. (AU)

Processo FAPESP: 11/05321-4 - Adolescentes de famílias nucleares, monoparentais e recasadas: relações entre práticas parentais, habilidades sociais, bem-estar psicológico e percepção de apoio social
Beneficiário:Vanessa Barbosa Romera Leme
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado