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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Retorno ao trabalho de professores após afastamentos por transtornos mentais

Texto completo
Autor(es):
Amanda Aparecida Silva Macaia [1] ; Frida Marina Fischer [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Saúde e Sociedade; v. 24, n. 3, p. 841-852, 2015-09-00.
Resumo

Este estudo analisa os sentidos de retorno ao trabalho atribuídos por professores servidores públicos após afastamentos por transtornos mentais e comportamentais. Tratou-se de pesquisa qualitativa com 20 professores, ativos e em readaptação funcional, do ensino fundamental. A coleta de dados ocorreu entre 2011 e 2012, por meio de entrevistas individuais, grupos focais e questionário socioeconômico e de condições de trabalho. A análise de dados foi realizada por codificação temática para o estabelecimento de uma estrutura de ideias. A maioria dos participantes era de mulheres. A média de idade era 44 anos e de jornada de trabalho de 43,2 horas/semana. Os sentidos de retorno ao trabalho para os professores ativos estavam ancorados nas ideias relacionadas aos motivos do afastamento, à capacidade para o trabalho e à valorização do trabalho. Para os professores readaptados, os sentidos atribuídos refletiram conflitos entre retornar à sala de aula ou manter-se readaptado. Discutir e compreender a identidade profissional foram primordiais no entendimento do processo de retorno dos professores readaptados. Dois temas associados ao retorno foram transversais a ambos os conjuntos de professores: o papel da equipe gestora neste processo e os preconceitos no ambiente de trabalho. Não foi possível abordar o retorno ao trabalho sem considerar o afastamento. A análise sobre os sentidos de retorno ao trabalho, na perspectiva dos próprios professores, disponibilizou uma série de elementos para a compreensão do processo de afastamento e retorno e das condições de vida e trabalho nesta categoria profissional. Observa-se a premência em favorecer ações de retorno ao trabalho no ambiente escolar como determinante da saúde dos professores. (AU)

Processo FAPESP: 10/11698-0 - Características dos afastamentos por transtornos psíquicos e comportamentais e retorno ao trabalho de professores do ensino fundamental da rede pública de São Paulo.
Beneficiário:Amanda Aparecida Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado