Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Processamento e caracterização de uma ferrita Ni-Co para aplicações em sensores

Texto completo
Autor(es):
V. L. O. Brito ; S. A. Cunha [2] ; F. F. Araújo [3] ; J. P. B. Machado [4] ; M. R. Silva [5] ; C. B. Nunes [6]
Número total de Autores: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cerâmica; v. 61, n. 359, p. 341-349, 2015-09-00.
Resumo

ResumoFerritas Ni-Co são cerâmicas magnetostritivas que possuem potencial de aplicação em sensores magnetostrictivos/ magnetoelásticos, bem como em compósitos magnetoelétricos. Ferritas espinélio do tipo Ni-Co com alto teor de Ni foram processadas por meio do método cerâmico e amostras foram sinterizadas no estado sólido a 1350 ºC e via fase líquida a 950 ºC com adição de Bi2O3. As amostras sinterizadas foram caracterizadas por meio de microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia Raman, magnetometria de amostra vibrante e dilatometria de capacitância. Utilizando-se pequenas adições de Bi2O3, na proporção de 0,6% molar, foi possível sinterizar a ferrita Ni-Co a 950 ºC, obtendo-se amostras de alta densidade relativa; no entanto, estas amostras sinterizadas via fase líquida apresentaram partículas de óxido de ferro na microestrutura. As amostras produzidas apresentaram sensibilidade magnetoelástica próxima à da esperada para CoFe2O4, com histerese magnética significativamente menor. Os resultados obtidos indicam que as propriedades magnéticas das amostras analisadas são adequadas para aplicações em sensores magnetomecânicos. (AU)

Processo FAPESP: 12/01448-2 - Desenvolvimento de ferritas de cobalto para aplicações no encapsulamento de sensores em RF e micro-ondas
Beneficiário:Antonio Carlos da Cunha Migliano
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 09/09524-7 - Caracterização da magnetostricção de ferritas de cobalto
Beneficiário:Vera Lúcia Othéro de Brito
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 11/21258-0 - Construção de um sensor de força usando a liga Fe-Ga e a liga Fe-Al dopada com boro
Beneficiário:Cristina Bormio Nunes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular