Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Angioplastia com stent de carótida no contexto do tratamento endovascular do acidente vascular cerebral isquêmico agudo

Texto completo
Autor(es):
de Lucena, Adson F. [1] ; de Castro-Afonso, Luis Henrique [1] ; Monsignore, Lucas M. [1] ; Nakiri, Guilherme S. [1] ; Fabio, Soraia R. C. [2] ; Pontes-Neto, Octavio [2] ; Abud, Daniel Giansante [1]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Fac Med Ribeirao Preto, Div Neurorradiol Intervencionista, Ribeirao Preto, SP - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Fac Med Ribeirao Preto, Div Neurol, Ribeirao Preto, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivos de Neuro-Psiquiatria; v. 74, n. 3, p. 212-218, MAR 2016.
Citações Web of Science: 3
Resumo

RESUMO Trombectomia mecânica com stentrievers associada a trombólise endovenosa com rTPA é o tratamento padrão-ouro do acidente vascular cerebral isquêmico agudo (AVCi) devido à oclusões de grandes vasos. No entanto, a melhor estratégia terapêutica para oclusões carotídeas combinadas ainda permanece controversa. Método Vinte paciente receberam tratamento endovascular. O desfecho primário foi a taxa de recanalização completa sem sangramento intracraniano sintomático. Os desfechos secundários foram os tempos de recanalização, duração dos procedimentos e desfechos clínicos em 3 meses. Resultados O desfecho primário foi alcançado em 17 (85%) pacientes. A taxa de recanalização foi de 90% (19/20) e a taxa de HIS foi de 5% (1/20). Em três meses, foi obtido bom desfecho neurológico em 35% (7/20) dos pacientes e a mortalidade foi de 20% (4/20). Conclusão A angioplastia com stent de carotída associada ao tratamento endovascular para oclusões combinadas agudas de carótida parece ser efetiva sem um aumento de HIS. (AU)

Processo FAPESP: 12/51725-2 - Registro de acidente vascular encefálico e trauma crânio encefálico de Ribeirão Preto
Beneficiário:Octávio Marques Pontes-Neto
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS