Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ensino da aplicação de tarefas de matching-to-sample computadorizadas para ensino de leitura

Texto completo
Autor(es):
Marileide Antunes de Oliveira ; Camila Politti Penariol ; Celso Goyos
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta comport.; v. 21, n. 1, p. 53-67, 2013.
Resumo

Pesquisas em equivalência de estímulos utilizam tarefas de matching-to-sample (MTS) para produzir relações condicionais entre estímulos e estudos derivados as utilizam para o ensino de comportamento verbal, leitura e outras habilidades acadêmicas, com resultados bastante promissores. A aplicação desses procedimentos por educadores poderá trazer implicações importantes no ensino de leitura para crianças e é uma questão que vem sendo investigada. Este trabalho descreveu e avaliou um procedimento para ensinar estudantes universitários a implementar tarefas de MTS computadorizadas para leitura. O Estudo 1 objetivou avaliar se quatro participantes, após serem ensinadas a: (1) elaborar, (2) aplicar tarefas de MTS envolvendo a relação AB (palavra ditada-figura); e (3) analisar relatório de desempenho, mostrariam generalização desses repertórios para novos estímulos. Primeiro, os participantes foram solicitados a ensinar a leitura de três palavras - pato, gato e dedo - a um auxiliar de pesquisa no papel de aprendiz. Após, a experimentadora conduziu uma demonstração das classes de respostas envolvidas em (1), (2) e (3), e, após, os participantes foram solicitados a repetirem a demonstração. Nos testes, utilizaram-se novas palavras. O Estudo 2 compreendeu replicação sistemática do Estudo 1 envolvendo a relação AC (palavras ditadas-palavras impressas), tendo quatro participantes. Todas as participantes aprenderam a implementar tarefas de MTS computadorizadas e apresentaram generalizaçãopara novos estímulos. Os resultados foram discutidos com base na efetividade do procedimento, bem como foram ressaltadas as contribuições desse trabalho no delineamento de programas de ensino de professores. (AU)

Processo FAPESP: 10/14661-0 - Construção, elaboração e desenvolvimento de um programa para o ensino de relações condicionais envolvidas na leitura inicial/rudimentar
Beneficiário:Camila Politi Penariol
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado