Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Influência social na solução de problemas: uma revisão a partir da psicologia comparada

Texto completo
Autor(es):
Briseida Dogo Resende
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Temas em Psicologia; v. 18, n. 2, p. 481-490, 2010.
Resumo

Resolução de tarefas e aprendizagem social são temas recorrentes na psicologia e são tratados por diferentes perspectivas teóricas. Neste artigo, o assunto é revisto a partir da perspectiva etológica, salientando a abordagem da Percepção/Ação. São discutidos aspectos relacionados à influência social na aprendizagem, citando as contribuições da Teoria da Mente, da Etologia e da descoberta dos neurônios-espelho para o estudo da aprendizagem social. Será também apresentado um exemplo da aplicação da perspectiva da Percepção/Ação no estudo da ontogenia de um comportamento motor em pesquisa comparada. Concluímos que a combinação das recentes descobertas nas diferentes áreas do conhecimento apresentadas deve trazer profundas contribuições para a compreensão da influência social na resolução de problemas. (AU)

Processo FAPESP: 07/57618-5 - Influência social na resolução de problemas: um estudo a partir da perspectiva da percepção e ação
Beneficiário:Briseida Dôgo de Resende
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores