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Influência social na resolução de problemas: um estudo a partir da perspectiva da percepção e ação

Processo: 08/51031-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Comparativa
Pesquisador responsável:Briseida Dôgo de Resende
Beneficiário:Briseida Dôgo de Resende
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/57618-5 - Influência social na resolução de problemas: um estudo a partir da perspectiva da percepção e ação, AP.JP
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Aprendizado social   Imitação   Comportamento de utilização de ferramentas   Resolução de problemas   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Social | Criancas | Desenvolvimento | Macacos Prego | Utilizacao De Ferramentas

Resumo

Os papéis desempenhados pela imitação e pela ajuda social na aprendizagem de novas habilidades têm sido temas recorrentes em estudos experimentais do desenvolvimento infantil. Porém, há uma carência de pesquisas referentes à influência social na aprendizagem da solução de problemas físicos. O presente projeto tem como proposta contribuir para o preenchimento desta lacuna, centrando nos aspectos sociais que promovem a aquisição da ação combinatória de um objeto sobre outro para atingir uma meta. Estudos com este tema têm sido realizados em pesquisas primatológicas. A contribuição teórico-metodológica destes estudos pode ser heurística para a psicologia do desenvolvimento. Trabalharemos com crianças com idade entre 18 e 24 meses. Nos grupos experimentais, os sujeitos observarão indivíduos proficientes utilizando dois tipos de objetos para solucionar um problema: um adequado para haver sucesso e outro não-adequado, e terão oportunidade de executar a tarefa. Nos grupos controle, serão fornecidos esses mesmos objetos, mas sem demonstração. A comparação entre os grupos revelará se a exposição a um modelo determina a mais rápida aquisição da tarefa e se há repetição exata dos movimentos demonstrados. Além disso, a fim de contribuir com o debate sobre a transmissão social de informações na literatura comparada, temos também como objetivo estudar a influência social para o uso de ferramentas por macacos-prego. Assim, com protocolo semelhante ao descrito acima, efetuaremos comparações entre um grupo que apresenta quebra espontânea de cocos e outro ingênuo para tal tarefa. (AU)

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