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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A ludicidade na educação infantil: uma abordagem histórico-cultural

Texto completo
Autor(es):
Alessandra Pimentel
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia da Educação; n. 26, p. 109-133, Jun. 2008.
Resumo

O artigo se reporta à teoria histórico-cultural para discutir o papel do jogo na educação formal, sobretudo nos primeiro anos da educação básica. Primeiro, conceitos como o de Zona de Desenvolvimento Proximal e internalização das funções psicológicas superiores são apresentados para, em seguida, implicá-los na definição vygotskiana de jogo. Depois, à luz das contribuições de Elkonin, o uso de atividades lúdicas no contexto educativo é ressaltado, tendo em conta os quatro princípios gerais propostos pelo autor para explicar a função desempenhada pelo jogo no desenvolvimento do psiquismo. (AU)

Processo FAPESP: 01/03643-2 - Jogo e aprendizagem escolar: análise de uma proposta de formação continuada de professores
Beneficiário:Alessandra Pimentel
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado