Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Atividade antioxidante e teor de polifenóis de extratos de cascas (súber), caule, folhas jovens e folhas maduras de Blepharocalyx salicifolius (Kunth) O. Berg (Murta)

Texto completo
Autor(es):
E. Habermann [1] ; M. Imatomi [2] ; F. C. Pontes [3] ; S. C. J. Gualtieri [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Brasil
[4] Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Biology; v. 76, n. 4, p. 898-904, 2016-05-17.
Resumo

Resumo Os polifenóis são um grupo de metabólitos secundários vegetais que possuem uma variedade de bioatividades conhecidas, dentre elas a capacidade de funcionar como antioxidantes. Devido aos efeitos colaterais do uso excessivo de substâncias sintéticas, a busca por compostos naturais e menos tóxicos têm aumentado significativamente. Esse estudo teve por objetivo avaliar a atividade antioxidante e o teor de polifenóis dos extratos hexânicos, acetato de etila e aquosos de cascas (súber), caules, folhas jovens e folhas maduras de Blepharocalyx salicifolius. Os extratos foram obtidos por meio de extração com solventes orgânicos e subsequente fracionamento em cromatografia por coeficiente de partição. Testes preliminares da presença de compostos com atividade antioxidante foram realizados por meio de bioautografia em cromatografia de camada delgada. Os extratos foram submetidos ao teste da capacidade sequestrante do radical 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH) para quantificação da atividade antioxidante e submetidos ao teste com o reagente de Folin-Ciocalteu para quantificação dos polifenóis. Os resultados mostraram que dos 12 extratos avaliados, 9 apresentaram atividade antioxidante muito forte e 3 atividade moderada. Os extratos aquosos de folhas jovens e cascas e o extrato acetato de etila de folhas jovens apresentaram os maiores índices de atividade antioxidante e teor de polifenóis (TPC). A correlação entre TPC e o índice de atividade antioxidante (AAI) observada foi de r2 = 0,7999. Dessa forma, ficou evidenciado o elevado teor de polifenóis e sua correlação com a atividade antioxidante nos extratos de B. salicifolius, fornecendo subsídios para novos estudos. (AU)

Processo FAPESP: 12/17714-3 - Estudo fitoquímico em Blepharocalyx salicifolius Kuth O. Berg
Beneficiário:Eduardo Habermann
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica