Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Exposição ao material particulado fino e internações por pneumonias. Efeitos no número de internações e em seus custos

Texto completo
Autor(es):
Patto, Nicole Vargas ; Costa Nascimento, Luiz Fernando ; Mantovani, Katia Cristina C. ; Vieira, Luciana C. P. F. S. ; Moreira, Demerval S.
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Associação Médica Brasileira; v. 62, n. 4, p. 342-346, JUL 2016.
Citações Web of Science: 6
Resumo

Resumo Objetivo: como as doenças do aparelho respiratório são importantes causas de internação em crianças, os objetivos deste estudo são estimar o papel da exposição ao particulado fino nas internações por pneumonias e a possível redução do número dessas internações e de seus custos. Método: um estudo ecológico de séries temporais foi desenvolvido com dados de internação por pneumonias em crianças de até 10 anos de idade, residentes em São José do Rio Preto, SP, utilizando concentrações de PM2,5 estimadas por modelo matemático. Foi utilizada a regressão de Poisson com a variável dependente – internação, sendo associada às concentrações de PM2,5, ajustada por temperatura efetiva, sazonalidade e dia da semana e foram estimadas reduções no número de internações e em seus custos. Resultados: foram internadas 1161 crianças entre 01.10.2011 e 30.09.2013. A concentração média de PM2,5 foi de 18,7 µg/m3 (≈ 32 µg/m3 de PM10) e a exposição a esse poluente foi associada à internação 4 e 5 dias após a exposição. Conclusão: redução em 10 µg/m3 em sua concentração implicaria redução de 256 internações e de aproximados R$ 220 mil em uma cidade de porte médio. (AU)

Processo FAPESP: 13/19430-5 - Poluentes atmosféricos e internações por doenças respiratórias: estudo de série temporal
Beneficiário:Nicole Vargas Patto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica