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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Nacionalismo, Educação Física e a missão francesa na Força Pública de São Paulo: uma comunidade imaginada (1906-1913)

Texto completo
Autor(es):
Edivaldo GÓIS JUNIOR [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Paulista de Educação Física; v. 30, n. 4, p. 1023-1032, 2016-12-00.
Resumo

Resumo O objetivo deste estudo foi analisar os interesses que levaram o Estado de São Paulo a reformar sua polícia, e organizar uma escola de educação física, tendo como objetivo central observar e analisar suas prerrogativas em relação à construção de uma identidade nacional. Para isso foi realizada uma pesquisa histórica que teve como fontes, documentos governamentais e o jornal “Correio Paulistano” entre os anos de 1906 e 1913. Concluímos que a militarização paulista objetivava colocar São Paulo em posição estratégica para liderar e influenciar a construção de um Brasil disciplinado, enfim, uma comunidade imaginada na ordem e no progresso. (AU)

Processo FAPESP: 16/00617-6 - Educação do corpo e identidades brasileiras: representações sobre juventude e envelhecimento na construção da nação na década de 1930
Beneficiário:Edivaldo Góis Junior
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular