Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Condutividade elétrica da solução nutritiva e densidade de plantas na produção de batata-semente em aeroponia em condições tropicais de cultivo (inverno/primavera)

Texto completo
Autor(es):
Alex Humberto Calori [1] ; Thiago Leandro Factor [2] ; José Carlos Feltran [3] ; Eduardo Yuji Watanabe [4] ; Carolina Cinto de Moraes [5] ; Luís Felipe Villani Purquerio [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Agronômico. Centro de Horticultura - Brasil
[2] Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Polo Regional Nordeste Paulista - Brasil
[3] Instituto Agronômico. Centro de Horticultura - Brasil
[4] Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itararé - Brasil
[5] Instituto Agronômico. Centro de Horticultura - Brasil
[6] Instituto Agronômico. Centro de Horticultura - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Bragantia; v. 76, n. 1, p. 23-32, 2017-02-13.
Resumo

RESUMO A produção de batatas-semente de qualidade em sistemas hidropônicos, como a aeroponia, demanda estudos sobre o manejo nutricional e cultural devido à recente introdução no Brasil. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar a influência da condutividade elétrica da solução nutritiva e da densidade de plantas sobre a produção de minitubérculos de batata-semente em aeroponia, cultivares Ágata e Asterix, em condições tropicais de cultivo (inverno/primavera), sob ambiente protegido. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados em esquema de parcela subsubdividida, sendo a parcela constituída por 4 condutividades elétricas da solução nutritiva (1,0; 2,0; 3,0 e 4,0 dS∙m−1); a subparcela, por 4 densidades de plantio (25; 44; 66 e 100 plantas∙m−2); e a subsubparcela, pelas cultivares de batata (Ágata e Asterix), num total de 4 blocos. As condutividades elétricas da solução nutritiva que proporcionaram a maior produtividade de minitubérculos de batata-semente, independentemente da densidade de plantas, foram as de 2,2 e 2,1 dS∙m−1, para as cultivares de batata Ágata e Asterix, respectivamente. Quanto à densidade de plantas, para ambas as cultivares, melhor desempenho produtivo foi obtido na densidade de 100 plantas∙m−2. (AU)

Processo FAPESP: 12/50786-8 - Desenvolvimento de sistema, avaliação da densidade de plantas e condutividade elétrica da solução nutritiva na produção de batata-semente em aeroponia
Beneficiário:Thiago Leandro Factor
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular