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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Fatores associados ao consumo da alimentação escolar por adolescentes no Brasil: resultados da PeNSE 2012

Texto completo
Autor(es):
Nathália Tarossi Locatelli [1] ; Daniela Silva Canella [2] ; Daniel Henrique Bandoni [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
[2] Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 33, n. 4 2017-05-18.
Resumo

Objetivou-se estudar a associação de variáveis sociodemográficas e de rotina alimentar de adolescentes com o consumo da alimentação escolar em escolas públicas brasileiras. Foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) realizada em 2012. Para avaliar a diferença entre os escolares que consomem e não consomem a refeição na escola, foi realizado o teste de qui-quadrado de Pearson e as análises de associação foram realizadas por modelos de regressão de Poisson univariados e múltiplos. Dos 86.660 participantes do estudo, 22,8% consomem alimentação escolar. O consumo da alimentação escolar é maior entre os alunos do sexo masculino, pardos, que não moram em capitais, trabalham, com mães com baixa escolaridade, para aqueles que tomam café da manhã e almoçam com os pais. Esses achados são relevantes para planejar estratégias que incentivem o consumo da alimentação escolar. (AU)

Processo FAPESP: 15/14881-4 - Consumo da alimentação oferecida nas escolas públicas brasileiras e sua relação com fatores sociodemográficos e práticas alimentares: resultados da pesquisa nacional de saúde do escolar 2012
Beneficiário:Daniel Henrique Bandoni
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular