Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Condições meteorológicas, concentração de ozônio e idade da folha afetam as trocas gasosas em Psidium guajava 'Paluma'

Texto completo
Autor(es):
Juliana Moreno Pina [1] ; Sérgio Tadeu Meirelles [2] ; Regina Maria de Moraes [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Companhia Ambiental de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências - Brasil
[3] Instituto de Botânica - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Hoehnea; v. 44, n. 2, p. 236-245, 2017-04-00.
Resumo

RESUMO Este estudo teve como objetivo investigar a influência da idade da folha, das condições meteorológicas e da concentração do ozônio (O3) nas trocas gasosas em Psidium guajava 'Paluma'. Plantas jovens foram cultivadas e expostas de modo padronizado na cidade de São Paulo, SP, em seis períodos de três meses, com medidas semanais em folhas jovens e maduras. As trocas gasosas foram mais altas nas folhas jovens durante quase todo o experimento. As folhas maduras apresentaram maior redução das trocas gasosas. A análise multivariada das variáveis bióticas e abióticas indicou que o déficit de pressão de vapor (DPV), a concentração de O3 e a radiação foram as principais variáveis associadas à redução das trocas gasosas nas folhas jovens. Nas folhas maduras a influencia do DPV é menor, mas a da temperatura é maior. Por outro lado, a oposição entre assimilação e O3 é mais evidente nas folhas maduras, indicando sua maior sensibilidade ao O3. (AU)

Processo FAPESP: 05/51169-9 - Respostas fisiológicas, antioxidativas e estruturais a fatores ambientais em plantas bioindicadoras sensíveis a compostos do smog fotoquímico
Beneficiário:Marisa Domingos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular