Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Nursing Activities Score e a lesão renal aguda

Texto completo
Autor(es):
de Andrade Coelho, Filipe Utuari ; Watanabe, Mirian ; da Fonseca, Cassiane Dezoti ; Padilha, Katia Grillo ; Fernandes Vattimo, Maria de Fatima
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Enfermagem; v. 70, n. 3, p. 475-480, MAY-JUN 2017.
Citações Web of Science: 2
Resumo

RESUMO Objetivo: avaliar a carga de trabalho de enfermagem em pacientes de terapia intensiva com lesão renal aguda (LRA). Método: estudo quantitativo, em Unidade de Terapia Intensiva, no período de abril a agosto de 2015. O Nursing Activities Score (NAS) e o Kidney Disease Improving Global Outcomes (KDIGO) foram utilizados para medir a carga de trabalho de enfermagem e classificar o estágio da LRA, respectivamente. Resultados: foram incluídos 190 pacientes. Os pacientes que desenvolveram LRA (44,2%) possuíam NAS superiores quando comparados aos sem LRA (43,7% vs 40,7%), p<0,001. Os pacientes com LRA nos estágios 1, 2 e 3 de LRA demonstraram NAS superiores aos sem LRA, houve relação entre os estágios 2 e 3 com os sem LRA, p=0,002 e p<0,001. Conclusão: o NAS apresentou associação com a existência de LRA, visto que seu valor aumenta com a progressão dos estágios, tendo associação com os estágios 2 e 3 de LRA. (AU)

Processo FAPESP: 13/26560-2 - O contraste radiológico em situações de risco para nefropatia
Beneficiário:Maria de Fatima Fernandes Vattimo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular