Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Campos nos estudos organizacionais: abordagens relacionais?

Texto completo
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Gestão & Produção; n. ahead, p. -, 2017.
Resumo

Resumo: Este artigo analisa como diferentes perspectivas teóricas da análise organizacional se apropriam da noção de “campo”. Tomam-se como referência as bases filosóficas e as propostas que motivaram a utilização desse conceito pelas ciências sociais, associando-o a uma abordagem relacional específica, que é ilustrada pela sociologia de Pierre Bourdieu. Com base na identificação da gênese e atentando especificamente para o formato dos conceitos científicos dessa abordagem, as ferramentas teóricas do institucionalismo sociológico na análise organizacional e da abordagem dos Campos de Ação Estratégica são discutidas. Conclui-se que a superação de limitações comumente associadas ao neoinstitucionalismo passa pela reconfiguração de suas ferramentas conceituais. Aponta-se, particularmente, a relevância da adoção de um conceito de campo mais amplo, flexível e articulado com conceitos relacionais de agência e de poder. (AU)

Processo FAPESP: 12/23317-7 - A construção social de um mercado: o surgimento da indústria da reciclagem de plástico no Brasil
Beneficiário:Silvio Eduardo Alvarez Candido
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado