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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Programa educacional em saúde bucal para cuidadores sobre a higiene oral de idosos dependentes

Texto completo
Autor(es):
Jéssica Damares LAGO [1] ; Laiza Maria Grassi FAIS [2] ; Andréia Affonso Barretto MONTANDON [3] ; Lígia Antunes Pereira PINELLI [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araraquara - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araraquara - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araraquara - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araraquara - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. odontol. UNESP; v. 46, n. 5, p. 284-291, 2017-10-00.
Resumo

Resumo Objetivo Devido ao aumento do número de idosos que vivem em instituições de longa permanência são essenciais projetos de ações para melhorar a saúde bucal. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de um programa educacional para os cuidadores de idosos institucionalizados por meio da avaliação da higiene bucal. Material e método O programa de educação consistiu em palestras para cuidadores sobre saúde bucal que foram realizadas uma vez por mês. Foram avaliados 40 idosos institucionalizados dependentes funcionalmente e 14 cuidadores. Os hábitos de higiene, o índice de placa e o revestimento/descoloração da língua dos idosos foram avaliados antes do programa educacional (T0) e após 6 (T1), 12 (T2), 18 (T3) e 24 meses (T4). Os cuidadores responderam perguntas sobre seus conhecimentos, suas dúvidas e sobre a implementação de cuidados bucais (T0 a T4). Resultado Após análise dos dados (Friedman, Qui-quadrado e Spearman, α = 0,05), observou-se melhora gradual na higiene oral dos idosos, com maior freqüência de escovação (p = 0,0005), alteração do tipo de escova (p = 0,0065) e redução do índice de placa (p <0,05) e revestimento da língua (p <0,05). Os cuidadores mostraram uma melhoria acentuada no seu conhecimento sobre saúde bucal. Conclusão Concluiu-se que o programa educacional para cuidadores teve um impacto positivo na saúde bucal dos idosos institucionalizados observado pelo aumento na eficácia dos parâmetros de higiene bucal, como índice de placa e revestimento da língua, contribuindo para o ganho de conhecimento em higiene pelos cuidadores. (AU)

Processo FAPESP: 11/20557-4 - Necessidade de educação em Saúde bucal em instituições geriátricas
Beneficiário:Jéssica Damares Lago
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica