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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O acolhimento como analisador das relações entre os profissionais, gestores e usuários

Texto completo
Autor(es):
Cinira Magali Fortuna [1] ; Karemme Ferreira de Oliveira [2] ; Adriana Barbieri Feliciano [3] ; Mônica Vilchez da Silva [4] ; Flávio Adriano Borges [5] ; Gabriela Alvarez Camacho [6] ; Priscila Norié de Araujo [7] ; Márcia Niituma Ogata [8]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Escola Enfermagem Ribeirao Preto, Dept Materno Infantil & Saude Publ, Ribeirao Preto, SP - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Escola Enfermagem Ribeirao Preto, Programa Posgrad Enfermagem Saude Publ, Ribeirao Preto, SP - Brazil
[3] Univ Fed Sao Carlos, Programa Posgrad Gestao Clin, Sao Carlos, SP - Brazil
[4] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública - Brasil
[6] Univ Fed Sao Carlos, Programa Posgrad Enfermagem, Sao Carlos, SP - Brazil
[7] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública - Brasil
[8] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 8
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 51, 2017-12-04.
Resumo

Resumo OBJETIVO Analisar as relações entre profissionais e destes com gestores e usuários a partir do analisador acolhimento. MÉTODO Estudo qualitativo com referencial teórico-metodológico da análise institucional. Os dados foram produzidos por meio de grupos focais e organizados a partir da transcrição, transposição e reconstituição. Foram realizadas 17 sessões de grupos focais envolvendo seis municípios e profissionais de saúde de diversas formações. RESULTADOS Participaram da pesquisa 137 profissionais. O acolhimento vem sendo realizado na perspectiva de organizar o atendimento à demanda espontânea. Os médicos não têm se envolvido diretamente, embora detenham a palavra final. A enfermagem intermedia a lida com os usuários e exerce importante trabalho de negociação entre os setores da rede. Os recepcionistas e os agentes comunitários realizam a primeira abordagem aos usuários, dirigindo-se à enfermagem para a negociação do atendimento. Os gestores esperam evitar reclamações, atendendo a todos. Os usuários se valem da política partidária e da imprensa para atendimento quando não há acesso. CONCLUSÃO O acolhimento é um analisador, pois produz visibilidade e dizibilidade às relações em produção nos serviços de saúde e ao ser posto em análise pode desencadear a desnaturalização destas. (AU)

Processo FAPESP: 14/50037-0 - Cogestão, apoio institucional e acolhimento na atenção básica: uma pesquisa-intervenção
Beneficiário:Cinira Magali Fortuna
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS