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(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Programa de treinamento para comunicação de más notícias baseado em revisão de vídeos e na estratégia SPIKES: o que pensam os residentes de perinatologia?

Texto completo
Autor(es):
Vellutini Setubal, Maria Silvia [1] ; Goncalves, Andrea Vasconcelos [1] ; Rocha, Sheyla Ribeiro [1] ; Amaral, Eliana Martorano [1]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Campinas UNICAMP, Fac Ciencias Med, Campinas, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia; v. 39, n. 10, p. 552-559, OCT 2017.
Citações Web of Science: 0
Resumo

Resumo Objetivo Médicos residentes, em geral, enfrentam a tarefa de comunicarmás notícias em perinatologia sem um treino formal prévio. O impacto nos pais pode ser desastroso. O objetivo deste artigo é analisar as percepções dos residentes sobre um programa de treinamento para a comunicação de más notícias em perinatologia baseado na revisão de vídeos e na estratégia SPIKES. Métodos Analisamos os dados complementares coletados dos participantes de um estudo de intervenção controlado e aleatorizado que avaliou a eficácia de umprograma de treinamento para ampliar as habilidades dos residentes em comunicarmás notícias. Os dados foram coletados utilizando um questionário em escala Likert. Através da análise temática de conteúdos buscamos apreender os significados, sentimentos e experiências descritos nos comentários dos residentes em resposta a uma questão aberta avaliando o treinamento. Metade do grupo recebeu treinamento, que consistiu de discussões do vídeo da consulta simulada de cada participante em que ele comunicava uma perda perinatal para uma “mãe” baseado na estratégia SPIKES. Ofereceu-se treinamento também para o grupo controle após encerraram sua participação na pesquisa. Vinte e oito residentes aleatorizados para a intervenção e 16 do grupo controle receberam treinamento. Vinte comentários escritos foram analisados. Resultados A maioria dos residentes avaliou o treinamento como uma ótima atividade educativa para ajudá-los a aumentar conhecimento, habilidades e compreensão sobre o processo de comunicar más notícias em perinatologia. Três grandes categorias emergiram dos comentários: Efeitos do treinamento SPIKES, comunicação de más notícias no treinamento médico; e os sentimentos dos médicos e sua relação com os pacientes. Conclusão Residentes de perinatologia entenderam o treinamento SPIKES como um guia para sistematizar a comunicação de más notícias e ampliar suas percepções sobre as necessidades emocionais dos pacientes. Eles sugeriram que treinamentos similares fossem inseridos nos currículos dos programas de residência. (AU)

Processo FAPESP: 13/24185-0 - Avaliação da eficácia de um programa de treinamento de residentes utilizando pacientes simulados para comunicação de más notícias em Perinatologia
Beneficiário:Eliana Martorano Amaral
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular