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Avaliação de um treinamento para a aplicação do programa dos 3Es

Processo: 15/25081-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Elizabeth Joan Barham
Beneficiário:Camila Rafael Ferreira Campos
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Alzheimer   Avaliação de serviços   Cuidadores   Idosos   Pessoal de saúde   Capacitação profissional

Resumo

Pesquisadores vêm alertando sobre a necessidade de desenvolver serviços psicológicos eficazes para cuidadores que estão acompanhando idosos acometidos pela doença de Alzheimer (DA). O Programa dos 3Es (Entender, Enfrentar, Estimular) inclui os componentes identificados como as "melhores práticas" de intervenções anteriores, junto com novas estratégias que foram adotadas e testadas, a fim de desenvolver uma intervenção para diminuir a sobrecarga de cuidadores familiares de idosos com DA. A versão final do Programa dos 3Es foi avaliada em duas pesquisas de pequena escala, mostrando resultados positivos. No entanto, uma amostra de cuidadores de tamanho maior se faz necessária para confirmar os resultados obtidos até então, o que requer a capacitação de aplicadores do programa. Portanto, o objetivo do presente projeto é avaliar um curso de capacitação para pessoas da área de psicologia aplicarem o Programa dos 3Es. O programa de capacitação será oferecido para dois grupos, cada um com 10 participantes (Np= 20). Cada participante aplicará o Programa dos 3Es em dois cuidadores (Nc = 40). O programa de capacitação será avaliado em relação a: (a) a aceitação social do programa, refletido na frequência dos participantes às atividades programadas, junto com as avaliações em um instrumento para medir sua "Reação ao Curso e ao Desempenho do Instrutor"; (b) os impactos do módulo teórico do programa de capacitação sobre a aprendizagem dos participantes, aferido por meio dos seus escores nos Testes de Conhecimento (versão Psicólogo), além de verificar seu desempenho em testes hipotéticos e tarefas de simulação; (c) os impactos do módulo prático, quanto à capacidade dos participantes de oferecer o Programa dos 3Es, aferido por meio da avaliação de trechos de filmagem dos atendimentos oferecidos pelos participantes, junto aos cuidadores; (d) os ganhos obtidos pelos cuidadores ao receberem o Programa dos 3Es, por meio de escores obtidos no Inventário de Sobrecarga, Inventário de Estratégias de Coping (versão reduzida), Testes de Conhecimento (versão cuidador), Escala de Relacionamento da Díade (versão cuidador), Questionário de Comportamentos Problemáticos e Questionário de Percepção de Impacto. Para a análise dos dados, primeiro, será examinada a distribuição dos dados para cada variável (curtose, assimetria, modas múltiplas, valores extremos, dados omissos) para estabelecer se serão usados procedimentos de análise de dados paramétricos ou não paramétricos. Em seguida, serão usadas estatísticas descritivas (médias, desvio padrão, mínimo e máximo) para avaliar os resultados obtidos com instrumentos que geram uma única observação (por exemplo, satisfação com o programa de capacitação). Análises para comparar médias para grupos dependentes serão empregadas para comparar escores obtidos pelos participantes, antes e depois do programa de treinamento. Também serão realizadas análises para comparar médias para grupos independentes para avaliar se os resultados obtidos junto aos cuidadores são similares aos resultados encontrados nas pesquisas anteriores sobre os efeitos do Programa dos 3Es. Por fim, os resultados obtidos por meio dos dois questionários aplicados nos cuidadores serão analisados por meio de técnicas qualitativas. Assim, baseado nestas análises, será possível: (a) determinar se as estratégias de treinamento adotadas foram eficazes, para capacitar profissionais da área de psicologia para aplicaram o Programa dos 3Es e, caso positivo, (b) verificar se os impactos do Programa dos 3Es são mantidos quando a intervenção é oferecida por parte de pessoas capacitadas para aplicar este programa. Estas informações indicarão se contamos com a expertise para preparar profissionais que possam reduzir as percepções de sobrecarga entre cuidadores que acompanham parentes idosos com DA. (AU)

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