Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Quorum sensing em cepas de Enterococcus faecium, Enterococcus faecalis e Bacillus cereus isoladas do processamento de ricota

Texto completo
Autor(es):
Meg da Silva Fernandes [1] ; Luciana Maria Ramires Esper [2] ; Dirce Yorika Kabuki [3] ; Arnaldo Yoshiteru Kuaye [1]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Campinas, UNICAMP, Dept Tecnol Alimentos, Rua Monteiro Lobato 80, Cidade Univ Zeferino Vaz, BR-13083862 Campinas, SP - Brazil
[2] Univ Fed Fluminense, Dept Bromatol, Niteroi, RJ - Brazil
[3] Univ Estadual Campinas, UNICAMP, Dept Ciencia Alimentos, Campinas, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência Rural; v. 48, n. 2 2018-02-08.
Resumo

RESUMO: O fenômeno quorum sensing corresponde a um processo de comunicação intra e interespécies microbianas e é mediado por sinais químicos extracelulares, denominados moléculas sinalizadoras ou auto indutoras (AI). A molécula AI2 está envolvida na comunicação interespécies, denominada sistema “universal” de comunicação. Este estudo teve como objetivo avaliar a capacidade de Enterococcus faecium, Enterococcus faecalis e Bacillus cereus isolados do processamento de ricota em produzir moléculas sinalizadoras de Quorum sensing (AI-2). Os isolados foram avaliados quanto à presença do gene luxS utilizando a reação em cadeia da polimerase (PCR). As moléculas sinalizadoras (AI-2) foram medidas em unidades relativas de luz (RLU) através de um luminômetro. Um total de 74% dos isolados de E. faecium, 91% de E. faecalis e 95% de B. cereus foram positivos para o gene luxS. Além disso, todos os isolados apresentaram capacidade de induzir o fenômeno de bioluminescência em Vibrio harveyi BB170, indicando a presença de auto indutores AI-2. (AU)

Processo FAPESP: 10/10507-7 - FORMAÇÃO DE BIOFILMES, PATOGENICIDADE E QUORUM-SENSING EM CEPAS DE E. faecium E E. faecalis ISOLADAS NO PROCESSAMENTO DE RICOTA.
Beneficiário:Meg da Silva Fernandes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado