Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Inovação por exploração e explotação do conhecimento: um estudo empírico do setor automobilístico

Texto completo
Autor(es):
Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez [1] ; Tatiana Massaroli de Melo [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Aplicadas - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP. Departamento de Economia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Gestão & Produção; v. 25, n. 1, p. 1-15, 2017-11-13.
Resumo

Resumo Diante de ambiente dinâmico, como é o caso do setor automobilístico, alvo deste estudo, as organizações são desafiadas a estabelecer flexibilidade estratégica, conquistada por meio de inovações, que exigem a exploração e explotação do conhecimento. Estudos prévios apontam que a combinação de exploração e explotação do conhecimento é a estratégia ideal para inovação, pois a organização acessará novas tecnologias por meio da exploração de novos conhecimentos e refinará e aperfeiçoará a tecnologia dominante por meio da explotação do conhecimento primário. Grande parte dos estudos sobre o tema foca suas contribuições em analisar o impacto das iniciativas de gestão do conhecimento e da exploração e explotação do conhecimento sobre o desempenho inovativo e financeiro da firma; entretanto, percebem-se poucos estudos que investigam os fatores organizacionais que sustentam os processos de exploração e explotação do conhecimento. Os resultados da pesquisa mostram que os processos de exploração e explotação do conhecimento são impactados de forma distinta por cinco fatores contextuais, considerados nesta pesquisa: gestão de recursos humanos, liderança colaborativa, cultura de aprendizagem, autonomia e sistemas de tecnologia de informação (TI). Enquanto exploração é mais impactada por cultura de aprendizagem, autonomia e sistemas de TI, explotação está mais relacionada com liderança colaborativa e cultura de aprendizagem. (AU)

Processo FAPESP: 13/02872-5 - Gestão do conhecimento e capacidade dinâmica: análise nos setores automobilístico e de bens de capital
Beneficiário:Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular