Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Anatomia e ontogênese da sâmara de Centrolobium tomentosum Guill. ex Benth. (Leguminosae: Papilionoideae)

Texto completo
Autor(es):
Denise Maria Trombert Oliveira [1] ; Ana Cláudia Nóbrega Siqueira [2] ; Adriana Tiemi Nakamura [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Biológicas. Departamento de Botânica - Brasil
[2] UNESP. Instituto de Biociências. Departamento de Botânica - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rodriguésia; v. 58, n. 2, p. 231-247, 2007-04-00.
Resumo

RESUMO Dalbergieae é considerada uma tribo basal de Papilionoideae (Leguminosae) e apresenta grande variação carpológica; apesar disso, poucos trabalhos analisam detalhadamente os órgãos reprodutivos destas plantas. O presente estudo teve como objetivo a descrição da anatomia e ontogênese da sâmara de Centrolobium tomentosum, verificando a origem da ala pericárpica e dos processos espiniformes presentes no núcleo seminífero. A ontogênese do pericarpo e da semente foi dividida em quatro estádios, ocorrendo o desenvolvimento concomitante do pericarpo e da semente, esta com características típicas de Papilionoideae. A ala pericárpica tem origem látero-estilar e os espinhos são formados por emergências ovarianas externas, de origem fundamental e epidérmica, sendo tardiamente vascularizadas. A dupla camada esclerenquimática (mesocarpo e endocarpo) presente no pericarpo maduro da sâmara de C. tomentosum pode ser considerada um estado plesiomórfico do caráter em relação a outras espécies de Dalbergieae descritas na literatura. Dos dados obtidos, destaca-se a presença de coléteres que é considerada uma sinapomorfia para os legumes dalbergióides (clado das Papilionoideae pantropicais). (AU)

Processo FAPESP: 99/02393-0 - Estudo morfo-anatomico e ontogenetico de samaras de leguminosas: centrolobium tomentosum guill. ex benth.
Beneficiário:Ana Claudia Nobrega Siqueira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica