Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Construções em Geometria Euclidiana Plana: as perspectivas abertas por estratégias didáticas com tecnologias

Texto completo
Autor(es):
Gerson Pastre de Oliveira [1] ; Mariana Dias Gonçalves [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] PUC/SP - Brasil
[2] Colégio Bandeirantes - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica; v. 32, n. 60, p. 92-116, 2018-04-00.
Resumo

Resumo O estudo apresentado neste artigo está ligado a uma investigação qualitativa, levada a efeito junto a um grupo de estudantes do Ensino Fundamental, cuja principal finalidade consistia em estudar os processos de construção do conhecimento em geometria euclidiana plana e do teorema de Pitágoras, em particular, tendo por base a proposição de atividades problematizadas em uma estratégia didática que previa o trabalho com construções geométricas e o emprego de uma versão do software Logo, de modo a observar como este processo se estabelece de forma significativa, e a maneira pela qual a fluência em tecnologias digitais influencia na construção de conjecturas pelos sujeitos. Os pressupostos advindos da Teoria das Situações Didáticas foram adotados para a análise, em conjunto com a Teoria da Aprendizagem Significativa, e influenciaram também a construção de sequências didáticas, compostas por problemas, cujas propostas de resolução foram apresentadas pelos estudantes. Neste sentido, foi possível observar, à guisa de resultados da investigação, durante as trajetórias de resolução eleitas pelos sujeitos, diversas características da aprendizagem, entre acertos e equívocos, evidenciadas pelo uso do software e por propostas escritas nos protocolos produzidos, que permitiram, a partir desta convergência, indicar os principais avanços observados com o uso da estratégia adotada. (AU)

Processo FAPESP: 13/23228-7 - Processos de ensino e aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos PEA-MAT/DIMAT
Beneficiário:Saddo Ag Almouloud
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular