Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Contratos de trabalho de professores e resultados escolares

Texto completo
Autor(es):
Juliana Regina Basilio [1] ; Ana Maria Fonseca Almeida [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Federal do Tocantins - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Bras. Educ.; v. 23, 2018-09-03.
Resumo

RESUMO Este artigo examina a relação entre condições de trabalho de professores e resultados escolares na rede estadual de ensino de São Paulo. Apoiando-se em documentos oficiais e dados ainda não explorados fornecidos pela Secretaria de Educação Estadual, o artigo indica, primeiro, o vínculo existente entre tipo de contrato e condições de trabalho. Em seguida, identifica o tipo de contrato mais prevalente em cada Diretoria Regional de Ensino (DRE) da rede estadual e estabelece a relação entre os tipos de contrato e o desempenho dos alunos, revelando, assim, a estrutura clivada dessa rede de ensino. Ao final, discutem-se as implicações teóricas e em termos de políticas públicas desses achados. (AU)

Processo FAPESP: 14/06025-8 - Tornar-se professor na rede estadual de ensino de São Paulo: práticas de contratação e condição docente (1985-2013)
Beneficiário:Juliana Regina Basilio
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado