Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito da escovação e das bebidas na rugosidade superficial de bráquetes cerâmicos

Texto completo
Autor(es):
Cibele Braga de OLIVEIRA [1] ; Luiz Gonzaga GANDINI JÚNIOR [2] ; Ary SANTOS-PINTO [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araraquara - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araraquara - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Odontologia de Araraquara - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. odontol. UNESP; v. 47, n. 4, p. 249-255, 2018-08-30.
Resumo

Resumo Introdução Quando introduzidos no meio bucal, os bráquetes cerâmicos podem sofrer alterações em sua estrutura provocadas pelo processo de degradação química e mecânica do material. Objetivo Este estudo avaliou a rugosidade superficial de bráquetes cerâmicos e se eles sofreram alteração com a escovação dentária e a imersão em bebidas com diferentes pH. Material e método Foram testados sete bráquetes cerâmicos de incisivo central superior direito de quatro marcas comerciais (duas marcas de bráquete monocristalino e duas de policristalino). Os bráquetes foram imersos em soluções de café, vinho tinto, Coca-Cola, chá preto e saliva artificial durante 21 dias. Outros sete bráquetes de cada marca comercial foram imersos nas mesmas soluções e no mesmo tempo, porém com intervalos de escovação diários realizados por uma máquina de escovação. A rugosidade (Ra) foi obtida por meio de um rugosímetro (Surftest SJ-400, Mitutoyo®) antes e após 24 horas, 7, 14 e 21 dias. Os dados foram avaliados pela análise de perfis multivariados, análise de variância (ANOVA) e teste de comparação múltipla de médias. Resultado Os resultados da rugosidade e de sua alteração após 21 dias foram: média Ra do Allure = 0,277 μm (alteração = 0,002 μm), Inspire Ice = 0,262 μm (alteração = 0,013 μm), Radiance = 0,177 μm (alteração = 0,009 μm) e Transcend = 0,367 μm (alteração = 0,019 μm). Conclusão A rugosidade superficial dos bráquetes cerâmicos aumentou após 21 dias de imersão nas soluções, sendo o tempo de imersão um fator significante. No entanto, essa alteração da rugosidade no tempo é semelhante nos bráquetes monocristalinos e policristalinos, assim como nas diferentes soluções. A escovação dentária não produziu alteração na rugosidade superficial de bráquetes cerâmicos. (AU)

Processo FAPESP: 10/03491-7 - Análise in vitro da estabilidade de cor e rugosidade superficial de braquetes ortodônticos estéticos
Beneficiário:Luiz Gonzaga Gandini Júnior
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular