Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação da concordância dos métodos de pesagem direta de alimentos em creches - São Paulo - Brasil

Texto completo
Autor(es):
Ana Teresa Rodrigues Cruz [1] ; José Maria Pacheco de Souza [2] ; Sonia Tucunduva Philippi [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Epidemiologia; v. 6, n. 3, p. 220-226, 2003-09-00.
Resumo

Nos primeiros anos de vida, é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança uma alimentação adequada. Uma alimentação bem planejada pela creche deve fazer parte das metas do Estado e do município dentro de suas políticas públicas, havendo a necessidade da existência de métodos que avaliem, de forma rápida e simples, o consumo alimentar. OBJETIVO: Avaliar a concordância dos dados de consumo alimentar pelo "método da pesagem direta de alimentos-individual" e "método da pesagem direta de alimentos-total". MATERIAIS E MÉTODOS: Os dados foram obtidos em três creches pelos métodos "pesagem direta de alimentos-individual" e "pesagem direta de alimentos-total" servidos às crianças. Quantificou-se a porção em gramas dos alimentos, assim como as sobras alimentares. A comparação foi feita só por gramas (quantidade consumida). Utilizou-se o coeficiente de concordância de acordo com o Modelo de Lin e a metodologia descrita por Bland & Altman para a representação gráfica na comparação dos métodos. RESULTADOS: A concordância observada na comparação do "Método da pesagem direta de alimentos-individual" com "Método da pesagem direta de alimentos-total" foi de ro = 0,676. CONCLUSÃO: A comparação entre o "Método da pesagem direta de alimentos-individual" e o "Método da pesagem direta de alimentos-total" nas creches apresenta baixa concordância. Não se recomenda, portanto, a utilização do "Método da pesagem direta de alimentos-total" para avaliar o consumo alimentar das crianças em creches. (AU)

Processo FAPESP: 98/08095-9 - Nutrição e saúde: uma abordagem integrada para a avaliação nutricional, desenvolvimento de alimentos para fins especiais e intervenção nutricional
Beneficiário:José Alfredo Gomes Arêas
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático