Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Caracterização de uso e cobertura da terra na Amazônia utilizando imagens duais multitemporais do COSMO-SkyMed

Texto completo
Autor(es):
Adriana Rodrigues de Azevedo [1] ; João Roberto dos Santos [2] ; Fábio Furlan Gama [3] ; Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça [4] ; José Cláudio Mura [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Brasil
[2] Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Brasil
[3] Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Brasil
[4] Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Brasil
[5] Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Amazonica; v. 44, n. 1, p. 87-97, 2014-00-00.
Resumo

A utilização de imagens de radar é fonte alternativa de informações para subsidiar o monitoramento da região amazônica, visto que as imagens ópticas têm limitações de imageamento em zonas tropicais face a ocorrência de nuvens. Por conseguinte este trabalho teve como objetivo analisar a capacidade das imagens-radar de banda X multitemporais e polarizadas obtidas pelo satélite COSMO-SkyMed (COnstellation of small Satellites for Mediterranean basin Observation), no modo intensidade, isoladamente e agregados às informações texturais, na caracterização temática de uso e cobertura da terra no município de Humaitá/AM. A metodologia empregada consistiu da: análise das imagens duais obtidas em duas aquisições subsequentes, de forma a explorar a potencialidade do conjunto de dados na forma quad-pol intensidade; extração dos atributos texturais a partir da matriz de coocorrência (Gray Level Co-occurrence Matrix) e posterior classificação contextual; avaliação estatística de desempenho temático das imagens intensidade e texturais, isoladas e em grupos polarizados. Dentre os vários resultados alcançados, foi verificado que o grupo formado somente pelas imagens intensidade apresentou o melhor desempenho, comparado àqueles contendo os atributos texturais. Nesta separabilidade, estavam envolvidas as classes de floresta, floresta aluvial, reflorestamento, savana, pasto e queimada, obtendo-se 66% de acurácia total e valor Kappa de 0,55. Os resultados mostraram que as imagens de banda X do COSMO-SkyMed, modo StripMap (Ping-Pong), multipolarizadas, têm potencial moderado para a caracterização e monitoramento da dinâmica de uso e cobertura da terra na Amazônia brasileira. (AU)

Processo FAPESP: 11/05917-4 - Caracterização polarimétrica e mapeamento florestal a partir de dados temporais COSMO-SkyMed.
Beneficiário:João Roberto dos Santos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular