Busca avançada
Ano de início
Entree

Classificação e monitoramento da cobertura vegetal e uso da terra utilizando dados do sensor MODIS

Processo: 03/01727-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2003 - 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Yosio Edemir Shimabukuro
Beneficiário:Yosio Edemir Shimabukuro
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Ecossistemas florestais  Desmatamento  Queimada  Cobertura do solo  Uso do solo  Sensoriamento remoto  Mudança climática 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Contribuições...climáticas_13_35_36.pdf

Resumo

Este projeto apresenta uma proposta metodológica para a classificação e monitoramento dos ecossistemas floresta, cerrado e pantanal, e detecção de mudanças devido a causas naturais e antrópicas. Neste contexto, foi selecionada para área de estudo o Estado do Mato Grosso, uma região que possui diversas formações vegetais e vem sofrendo grandes mudanças no uso e cobertura da terra, devido à entrada da agricultura e pecuária nas regiões de cerrado, bem como as atividades de desmatamento e queimadas na região da Amazônia legal, tanto por causas naturais quanto antrópicas. Para isso, serão utilizados dados do sensor MODIS ("Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer") adquiridos durante o ano de 2002. Este sensor foi escolhido por possuir características de resolução espectral e espacial que possibilitam uma melhoria na qualidade dos estudos em escalas regional e global. Os objetivos gerais deste estudo são: 1) gerar um mapa de cobertura vegetal da região em uma resolução espacial intermediária entre os mapas já produzidos; 2) monitorar as mudanças fenológicas da vegetação; e 3) desenvolver uma metodologia de detecção de mudanças no uso e cobertura da terra, devido a desmatamentos e queimadas. Para atingir esses objetivos, serão adaptadas as metodologias desenvolvidas para a classificação da cobertura vegetal utilizando dados do AVHRR ("Advanced Very High Resolution Radiometer"), e para a detecção de mudanças no uso e cobertura da terra. Dentre os resultados esperados, podemos citar a disponibilização de um mapa da cobertura vegetal do Estado do Mato Grosso e de uma metodologia para detecção de áreas desmatadas e avaliação das áreas de queimadas, gerados a partir das informações multiespectrais e multitemporais do sensor MODIS. Tais informações são importantes como base para o planejamento e manejo dos recursos naturais da região. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIANA OIGHENSTEIN ANDERSON; LUIZ EDUARDO OLIVEIRA E CRUZ DE ARAGÃO; ANDRÉ DE LIMA; YOSIO EDEMIR SHIMABUKURO. Detecção de cicatrizes de áreas queimadas baseada no modelo linear de mistura espectral e imagens índice de vegetação utilizando dados multitemporais do sensor MODIS/TERRA no estado do Mato Grosso, Amazônia brasileira. Acta Amazonica, v. 35, n. 4, p. -, Dez. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.