Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Fatores associados às ondas de calor em mulheres climatéricas: inquérito populacional domiciliar

Texto completo
Autor(es):
Danielle Santos-Sá [1] ; Aarão Mendes Pinto-Neto [2] ; Délio Marques Conde [3] ; Adriana Orcesi Pedro [4] ; Simone Caetano Morale de Oliveira [5] ; Lúcia Helena Simões Costa-Paiva [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Tocoginecologia
[2] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Tocoginecologia
[3] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Tocoginecologia
[4] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Tocoginecologia
[5] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Tocoginecologia
[6] Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Tocoginecologia
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia; v. 26, n. 10, p. 765-771, 2004-12-00.
Resumo

OBJETIVO: identificar os fatores associados à ocorrência de ondas de calor em mulheres climatéricas residentes em Campinas, São Paulo. MÉTODOS: análise secundária de banco de dados de estudo descritivo de corte transversal, de base populacional. Foram selecionadas 456 mulheres por processo de amostragem, com idade entre 45-60 anos de idade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas domiciliares, com questionários estruturados e pré-testados, fornecidos pela Fundação Internacional de Saúde/Sociedade Internacional de Menopausa e Sociedade Norte-Americana de Menopausa e adaptados pelos autores. As variáveis analisadas foram idade, cor, uso de métodos anticoncepcionais e terapia hormonal, laqueadura tubárea, índice de massa corpórea, estado menopausal, tempo de menopausa, histerectomia e tabagismo. Foram calculados a média, desvio padrão, mediana e razão de prevalência (RP). Realizou-se análise de regressão múltipla, utilizando o processo de seleção passo a passo, com intervalo de confiança de 95% (IC 95%). RESULTADOS: na análise bivariada, mulheres na pós-menopausa (RP: 1,42; IC 95%: 1,06-1,90) e histerectomizadas (RP: 1,50; IC 95%: 1,05-2,14) apresentaram chance significativamente maior de ocorrência de ondas de calor. A análise de regressão múltipla não mostrou associação significativa entre a presença de ondas de calor e as variáveis avaliadas. CONCLUSÃO: os resultados mostraram coerência com estudos anteriores, ou seja, ainda não é possível indicar os fatores que estão associados à ocorrência de ondas de calor. (AU)

Processo FAPESP: 96/10341-2 - Percepção e atitude das mulheres frente ao climatério e à menopausa
Beneficiário:Aarao Mendes Pinto Neto
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular