Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A pesquisa-ação em estudos interdisciplinares: análise de critérios que só a prática pode revelar

Texto completo
Autor(es):
Renata Ferraz de Toledo [1] ; Leandro Luiz Giatti [2] ; Pedro Roberto Jacobi [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Brasil
[2] USP. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental - Brasil
[3] USP. Faculdade de Educação. Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Interface (Botucatu); v. 18, n. 51, p. 633-646, 2014-09-26.
Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre critérios para a metodologia da pesquisa-ação, visando contribuir para o atendimento de premissas necessárias à aplicação e melhoria da qualidade de investigações participativas, em contextos socioambientais e de saúde. Para a construção desta estrutura de abordagem, foram utilizados resultados da análise de dissertações e teses sobre pesquisa-ação de caráter interdisciplinar, na interface das áreas saúde, educação e ambiental. A análise de situações práticas permitiu identificar elementos favoráveis ao alcance dos objetivos de uma pesquisa-ação e compreensão de sua dinâmica organizacional. Foram estabelecidos os seguintes critérios: flexibilidade metodológica; combinação de múltiplos instrumentos de pesquisa e intervenção; e o nível de participação e cooperação dos/e entre sujeitos e pesquisadores. A pesquisa-ação revela-se como uma adequada proposta frente a desafios interdisciplinares quando executada contemplando os critérios aqui estudados. (AU)

Processo FAPESP: 10/13839-0 - Metodologia participativa na interface educação, meio ambiente e saúde: análise de estudos desenvolvidos em universidades públicas paulistas
Beneficiário:Renata Ferraz de Toledo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado