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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

EFEITO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NO GASTO ENERGÉTICO DE ESCOLARES DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Texto completo
Autor(es):
Cristianne Troleis da Cunha [1] ; Ana Paula Poblacion [2] ; Fernando Antonio Basile Colugnati [3] ; José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei [4] ; Mario Maia Bracco [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departmento de Pediatria - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Departmento de Pediatria - Brasil
[3] Universidade Federal de Juiz de Fora. Divisão de Nefrologia. Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Nefrologia - Brasil
[4] Universidade Federal de São Paulo. Departmento de Pediatria - Brasil
[5] Hospital Israelita Albert Einstein - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: MedicalExpress (São Paulo, online); v. 3, n. 1 2016-02-00.
Resumo

OBJETIVO: A prática de atividade física é uma forma de prevenção de doenças não transmissíveis. O nível de atividade física das crianças tem diminuído no Brasil, fato que pode contribuir para o aumento do risco de doenças associadas com o sedentarismo e a obesidade. MÉTODO: Este é um ensaio educacional randomizado controlado que avaliou o impacto de uma intervenção educacional para professores no nível de atividade física e no gasto energético das crianças, e no comportamento do professor durante as aulas de educação física em escolas públicas de São Paulo. A população estudada compreendeu crianças de 1ᵃ e 2ᵃ series de oito escolas (três expostas e cinco não-expostas ao treinamento de professores em nutrição e atividade física). Os resultados foram medidos por observação direta e gravados por uma câmera VHS durante as aulas de educação física. Dados de 78 aulas de educação física foram analisados segundo o System for Observing Fitness Instruction Time - SOFIT. RESULTADOS: Após intervenção, os resultados mostraram aumentos significantes no nível de atividade física das crianças (caminhada, p < 0.001; atividades vigorosas (p < 0.001), e diminuição na categoria na qual a criança permanecia em pé (p < 0.001)). No entanto, os resultados mostraram um aumento não-significante na média do gasto energético pelas crianças (70.6% = 27.6Kcal), porém a interação do grupo e do tempo (intervenção) foi altamente significante (32.4Kcal; 95% CI 24.7; 40.1, p < 0.0001) indicando a efetividade da intervenção em aumentar o gasto energético das crianças durante a aulade educação física. Os resultados mostraram também um aumento na duração da aula de educação física (26.2 para 32.1 minutos (p = 0.01). CONCLUSÃO: Houve diferença no comportamento dos professores com um impacto positivo no nível de atividade física e no gasto energético das crianças após a intervenção educacional. (AU)

Processo FAPESP: 99/07582-6 - Reducao dos riscos de adoecer e morrer na maturidade - projeto rramm.
Beneficiário:Cristina Pereira Gaglianone
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado