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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Características da ortografia de consoantes fricativas na escrita infantil

Texto completo
Autor(es):
Larissa Paschoal [1] ; Isabela de Oliveira Pezarini [2] ; Suellen Vaz [3] ; Lourenço Chacon [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. College of Philosophy and Sciences - Brasil
[2] UNESP. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. College of Philosophy and Sciences - Brasil
[3] UNESP. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. College of Philosophy and Sciences - Brasil
[4] UNESP. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. College of Philosophy and Sciences - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Audiol., Commun. Res.; v. 19, n. 4, p. 333-337, 2014-12-09.
Resumo

Objetivos (1) descrever o desempenho ortográfico de crianças no registro das consoantes fricativas em posição de ataque silábico simples; (2) verificar a influência do acento na ocorrência de erros; (3) categorizar a tipologia dos erros encontrados. Métodos Foram selecionadas produções textuais de 15 crianças, que cursaram a 1ª série do Ensino Fundamental no ano de 2001, referentes a 14 propostas temáticas. Dessas produções, foram selecionadas todas as palavras com ocorrência de consoantes fricativas em posição silábica de ataque simples. Essas ocorrências foram distribuídas em acertos e erros, organizados conforme aparecessem em sílabas pretônicas, tônicas, postônicas, monossílabos átonos e monossílabos tônicos. Resultados Observou-se (1) predomínio de acertos em relação a erros; (2) não relevância do acento no registro não convencional das fricativas; (3) maior ocorrência de substituições fonológicas, seguidas de ortográficas e, em menor número, omissões; (4) predomínio de erros dentro da classe fonológica das fricativas. Conclusão O grupo de crianças estudado, ainda que em início de alfabetização, já se mostra bastante estável no registro dos grafemas que remetem aos fonemas fricativos. Observou-se que o erro parece ser motivado, principalmente, pela dificuldade dessas crianças com as convenções ortográficas do Português Brasileiro. (AU)

Processo FAPESP: 13/13814-6 - Desempenho ortográfico de consoantes soantes no início da alfabetização
Beneficiário:Suellen Vaz de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado