Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Amnésia pós-traumática e qualidade de vida pós-trauma

Texto completo
Autor(es):
Silvia Cristina Fürbringer e Silva ; Cristina Helena Constanti Settervall ; Regina Marcia Cardoso de Sousa [3]
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46, p. 30-37, 2012-10-00.
Resumo

Este estudo compara a qualidade de vida das vítimas que apresentaram amnésia pós-traumática de longa duração com as demais e analisa a relação entre qualidade de vida e duração da amnésia pós-traumática, computando ou não o período de coma. Estudo de coorte prospectivo, com coleta de dados durante a internação hospitalar e avaliação da qualidade de vida no período de estabilidade da recuperação pós-traumática. Participaram desta investigação vítimas de trauma crânio-encefálico contuso, maiores de 14 anos, sem antecedentes de demência ou trauma crânio-encefálico, internadas em hospital de referência para atendimento de trauma nas primeiras 12 horas pós-evento. Os resultados referentes à qualidade de vida foram mais desfavoráveis em três domínios do grupo com amnésia de longa duração. Correlações entre duração da amnésia e domínios de qualidade de vida foram mais expressivas quando excluído o período de coma, indicando que este tempo não deve ser computado na duração da amnésia pós-traumática. (AU)

Processo FAPESP: 06/58200-1 - Amnesia pos-traumatica de longa duracao: fatores relacionados e qualidade de vida pos-trauma.
Beneficiário:Regina Marcia Cardoso de Sousa
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular