Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Relações radiométricas no terço superior da copa de cafeeiro

Texto completo
Autor(es):
Antonio Ribeiro da Cunha [1] ; Clovis Alberto Volpe
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. FCA. Departamento de Recursos Naturais
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Bragantia; v. 69, n. 2, p. 263-271, 2010-00-00.
Resumo

Com o objetivo de obter os coeficientes de transmissão e de extinção da radiação fotossinteticamente ativa determinou-se o índice de área foliar e mediu-se a radiação fotossinteticamente ativa transmitida no terço superior da copa de cafeeiro variedade Obatã IAC 1669-20, com três diferentes alinhamentos de plantio, em função da trajetória aparente do Sol, em Jaboticabal (SP). Foram três tratamentos, com quatro repetições, no total de doze parcelas, e cada uma com cem cafeeiros; cada tratamento correspondeu a um alinhamento de plantio. O alinhamento 81º-261º, por ser o que mais se aproximava do movimento aparente do Sol desde o nascente até o poente, favoreceu um autossombreamento maior na linha, e assim, ocorre maior disponibilidade de radiação solar difusa, contribuindo para maior índice de área foliar. Os coeficientes de transmissão são menores e os de atenuação são maiores para o alinhamento 81º-261º, revelando maior eficiência na interceptação da radiação fotossinteticamente ativa no terço superior da copa desse alinhamento. Foi possível estimar o coeficiente de extinção (kRFA) em função do índice de área foliar (IAF) por meio do modelo exponencial: κRFA = A + B* exp(-IAF/C); e estimar o índice de área foliar em função da radiação fotossinteticamente ativa interceptada (RFAint) pelo modelo polinomial quadrático: IAF = A(RFAint)² + B(RFAint) + C, onde A, B e C são parâmetros dos modelos. (AU)

Processo FAPESP: 05/59535-4 - Cafezal adensado e orientado em funcao do movimento aparente do sol: efeitos nos elementos micrometeorologicos, nos balancos de radiacao e de energia e na produtividade.
Beneficiário:Antonio Ribeiro da Cunha
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado