Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Glutamina: aspectos bioquímicos, metabólicos, moleculares e suplementação

Texto completo
Autor(es):
Vinicius Fernandes Cruzat [1] ; Éder Ricardo Petry [2] ; Julio Tirapegui [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Medicina do Esporte; v. 15, n. 5, p. 392-397, 2009-10-00.
Resumo

A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular. Nutricionalmente é classificada como um aminoácido não essencial, uma vez que pode ser sintetizada pelo organismo a partir de outros aminoácidos. A glutamina está envolvida em diferentes funções, tais como a proliferação e desenvolvimento de células, o balanço acidobásico, o transporte da amônia entre os tecidos, a doação de esqueletos de carbono para a gliconeogênese, a participação no sistema antioxidante e outras. Por meio de técnicas de biologia molecular, estudos demonstram que a glutamina pode também influenciar diversas vias de sinalização celular, em especial a expressão de proteínas de choque térmico (HSPs). As HSPs contribuem para a manutenção da homeostasia da célula na presença de agentes estressores, tais como as espécies reativas de oxigênio (ERO). Em situações de elevado catabolismo muscular, como após exercícios físicos intensos e prolongados, a concentração de glutamina pode tornar-se reduzida. A menor disponibilidade desse aminoácido pode diminuir a resistência da célula a lesões, levando a processos de apoptose celular. Por essas razões, a suplementação com L-glutamina, tanto na forma livre, quanto como dipeptídeo, tem sido investigada. Alguns aspectos bioquímicos, metabólicos e mecanismos moleculares da glutamina, bem como os efeitos de sua suplementação, são abordados no presente trabalho. (AU)

Processo FAPESP: 05/59003-2 - Efeito da suplementacao com l-glutamina e l-alanil-l-glutamina sobre parametros indicativos de lesao muscular e inflamacao em ratos submetidos a exercicio exaustivo.
Beneficiário:Julio Orlando Tirapegui Toledo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 07/58222-8 - Efeito da suplementação com L-alanil-L-glutamina sobre parâmetros de lesão muscular, sistema antioxidante e expressão gênica de HSP-72 e HSF-1 em ratos submetidos a treinamento aeróbio intenso
Beneficiário:Julio Orlando Tirapegui Toledo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular