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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

John Dewey e os embates sobre a psicologia do número

Texto completo
Autor(es):
Rafaela Silva Rabelo [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 24, n. 1, p. 209-223, 2018-01-00.
Resumo

Resumo: O presente artigo teve como foco as representações de John Dewey acerca da educação matemática. Especificamente, teve como objetivo explorar as representações de Dewey sobre o ensino de aritmética e o conceito de número, com base em textos que escreveu após a publicação do manual The psychology of number (TPN), do qual foi coautor. Subsidiaram a análise duas cartas de Dewey em resposta a críticas feitas ao TPN e uma resenha. Alguns dos conceitos mobilizados foram representação, campo e lugar social/institucional, com base em Roger Chartier, Michel de Certeau e Pierre Bourdieu. Ficaram evidentes as disputas entre campos, principalmente entre psicologia e matemática, na determinação de quem possui legitimidade para arbitrar sobre o ensino de aritmética. Também transparecem representações de Dewey acerca da educação matemática, sendo que ele reiterou algumas posições presentes no TPN, como a natureza psíquica do número e a relação com os conceitos de medida e razão. (AU)

Processo FAPESP: 12/11361-1 - Edward lee thorndike, john dewey e a educação matemática em tempos de escola nova no brasil
Beneficiário:Rafaela Silva Rabelo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 13/03523-4 - Vestígios das trocas entre Brasil e EUA no campo da educação matemática a partir das obras de Edward Lee Thorndike e John Dewey
Beneficiário:Rafaela Silva Rabelo
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado