Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Fatores associados à amnésia pós-traumática de longa duração

Texto completo
Autor(es):
Silvia Cristina Fürbringer e Silva [1] ; Regina Márcia Cardoso de Sousa [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Centro Universitário São Camilo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Paulista de Enfermagem; v. 24, n. 2, p. 232-238, 2011-00-00.
Resumo

OBJETIVO: Identificar fatores relacionados à amnésia pós-traumática de longa duração. MÉTODO: Estudo prospectivo, longitudinal, com 187 vítimas de trauma cranioencefálico contuso, idade >14 anos, atendidos em hospital de referência para trauma. As variáveis independentes foram: idade, sexo, gravidade do trauma cranioencefálico, local e tipo de lesão, número de lesões encefálicas e uso de medicação com atividade em sistema nervoso central ou corticoides. RESULTADO: O modelo de regressão logística múltipla ajustado pela variável área de lesão (intra/extra axial) evidenciou: Escala de Coma de Glasgow inicial <12 (OR=20,17); Maximum Abbreviated Injury Scale/cabeça >3 (OR=2,80) e uso de Fenitoína (OR=2,60), Midazolan (OR=2,83) ou ambas as drogas (OR=3,83). CONCLUSÃO: O uso do Midazolan e da Fenitoína, além da gravidade do trauma cranioencefálico, destacaram-se como fatores relacionados à amnésia de longa duração. (AU)

Processo FAPESP: 06/58200-1 - Amnesia pos-traumatica de longa duracao: fatores relacionados e qualidade de vida pos-trauma.
Beneficiário:Regina Marcia Cardoso de Sousa
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular