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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A habilidade de atenção auditiva sustentada em crianças com fissura labiopalatina e transtorno fonológico

Texto completo
Autor(es):
Tâmyne Ferreira Duarte de Moraes [1] ; Luciana Paula Maximino [2] ; Mariza Ribeiro Feniman [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Fonoaudiologia - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia; v. 16, n. 4, p. 436-440, 2011-12-00.
Resumo

OBJETIVO: Verificar a habilidade de atenção auditiva sustentada em crianças com fissura labiopalatina e transtorno fonológico, comparando o desempenho com crianças com fissura labiopalatina e ausência de transtorno fonológico. MÉTODOS: Dezessete crianças com idade entre 6 e 11 anos, com fissura labiopalatina transforame unilateral operada e ausência de queixa e/ou alteração auditiva, separadas em dois grupos: GI (com transtorno fonológico) e GII (com auŝencia de transtorno fonológico). Para detecção de alteração auditiva foram realizadas audiometria e timpanometria. Para avaliação fonológica foram utilizados os seguintes instrumentos: Teste de Linguagem Infantil e Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial. Para avaliar a habilidade de atenção auditiva foi aplicado o Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada. RESULTADOS: Das sete crianças com transtorno fonológico (41%), duas (29%) apresentaram alteração nos resultados do Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada. Não houve diferença entre as crianças com fissura labiopalatina e transtorno fonológico e as crianças com fissura labiopalatina e ausência de transtorno fonológico quanto aos resultados do Teste de Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada. CONCLUSÃO: A habilidade de atenção auditiva sustentada nas crianças com fissura labiopalatina e transtorno fonológico não difere da habilidade de atenção auditiva sustentada de crianças com fissura labiopalatina sem transtorno fonológico. (AU)

Processo FAPESP: 07/08548-4 - A habilidade de atenção auditiva sustentada de crianças com fissura lapiopalatal e desvio fonológico
Beneficiário:Tamyne Ferreira Duarte
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica