Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito da associação de sabor e música sobre o estado de ânimo de crianças

Texto completo
Autor(es):
Viviane Freire Bueno [1] ; Niélsy Helena Puglia Bergamasco [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Exprimental - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Exprimental - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos de Psicologia (Campinas); v. 25, n. 3, p. 385-393, 2008-09-00.
Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar como sabor e música exercem efeito sobre o estado de ânimo de crianças. Participaram 83 crianças de 5 a 10 anos de idade e de ambos os sexos. A tarefa dos participantes consistiu em experimentar o sabor de soluções doce e amarga na ausência de música e na presença de músicas pré-qualificadas como alegres e tristes, e depois, julgar o estado de ânimo decorrente da experimentação. O julgamento do estado de ânimo das crianças se modificou quando o sabor era amargo e as músicas eram alegres, caso em que o estado de ânimo se alterou de triste para alegre; quando o sabor era doce e as músicas tristes, o estado de ânimo passou de alegre para triste. Futuros trabalhos podem observar crianças realizando tarefas que apresentem contextos de alimentos reais associados à estimulação musical. (AU)

Processo FAPESP: 04/11911-5 - Efeito do pareamento do sabor e da musica sobre a auto-atribuicao do estado de animo por criancas.
Beneficiário:Viviane Freire Bueno
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado