Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Caracterização dos problemas relacionados aos pés de idosos de uma comunidade em município do interior do Estado de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Maria José Sanches Marin [1] ; Mateus de Carvalho Maciel [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Faculdade de Medicina de Marília - Brasil
[2] Faculdade de Medicina de Marília - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. geriatr. gerontol.; v. 17, n. 2, p. 243-253, 2014-00-00.
Resumo

Os problemas com os pés dos idosos, embora frequentes, são pouco reconhecidos e valorizados como uma condição que requer cuidados adequados. Este estudo teve como objetivo verificar as características dos problemas com os pés de idosos de uma comunidade. Trata-se de estudo descritivo realizado com 50 idosos pertencentes à área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família. Foi aplicado um instrumento que avalia condições gerais de saúde e específicas relacionadas aos pés. Constatou-se que a maioria era do gênero feminino e pertencente às classes socioeconômicas consideradas pobre e muito pobre. Os problemas de saúde mais frequentes foram a acuidade visual diminuída, hipertensão arterial sistêmica e dor em diferentes regiões do corpo. Na avaliação dos pés, constatam-se alterações nos pulsos; unhas compridas, deformadas e grossas; pele seca e com hiperqueratose; diminuição da sensibilidade dolorosa e vibratória. Além disso, 70% dos idosos referiram que as dores nos pés limitavam as atividades cotidianas. Depreende-se que tais situações, embora se trate de uma condição específica, revelam a intensidade dos problemas que envolvem essa parcela da população e a importância de uma atenção mais pormenorizada, o que demanda investimentos na formação de profissionais de saúde e desenvolvimento de ações interdisciplinares, com novos olhares e pressupostos de atendimento, tendo como foco a promoção da saúde. (AU)

Processo FAPESP: 12/04252-1 - Caracterização dos problemas relacionados aos pés de idosos de uma comunidade
Beneficiário:Mateus de Carvalho Maciel
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica