Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Que valor de índice de massa corporal melhor se associa a risco de diabetes mellitus e hipertensão em nipo-brasileiros?

Texto completo
Autor(es):
Rosana Farah Simony [1] ; Suely Godoy Agostinho Gimeno [2] ; Sandra Roberta Gouveia Ferreira [3] ; Laércio Joel Franco [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina - Brasil
[4] Universidade Federal de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 23, n. 2, p. 297-304, 2007-02-00.
Resumo

Avaliou-se o impacto de diferentes valores de índice de massa corporal (IMC) associados ao risco de diabetes e hipertensão em descendentes japoneses. Este estudo transversal foi realizado com 1.330 nipo-brasileiros > 30 anos, participantes de pesquisa populacional sobre prevalência de diabetes mellitus e doenças associadas. Para classificação da tolerância à glicose utilizou-se o critério da OMS e dos níveis pressóricos o do JNC-VI. Para diferentes faixas de IMC foram estimados os odds ratios para diabetes e hipertensão e obtidos os valores de sensibilidade e especificidade referentes aos percentis 25, 50, 75, 90 e 95. Observou-se que o aumento dos valores de odds ratio para o diabetes e hipertensão foi a partir do IMC > 25kg/m², sendo que o percentil 50 apresentou os melhores valores de sensibilidade e especificidade para ambas as doenças. Apesar dos nipo-brasileiros apresentarem estrutura corporal diferente dos caucasianos, os resultados sugerem que os valores de IMC preconizados pela OMS podem ser aplicáveis também a este grupo de descendentes japoneses em estudos de associação de diabetes e hipertensão. (AU)

Processo FAPESP: 00/01162-4 - A utilizacao do indice de massa corporal e da relacao cintura/quadril como preditores de morbidade para a populacao nipo-brasileira.
Beneficiário:Rosana Farah Simony
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado