Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A influência da idade, escolaridade e gênero na ocorrência de pausas do teste DSI

Texto completo
Autor(es):
Adriana Neves de Andrade [1] ; Jessica Gonçalves Marques da Rocha [2] ; Maria Cecilia Martinelli Iório [3] ; Daniela Gil [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Faculdades Metropolitanas Unidas. Centro Universitário - Brasil
[2] Faculdades Metropolitanas Unidas. Centro Universitário - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[4] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 30, n. 5 2018-10-08.
Resumo

RESUMO Objetivo Avaliar a influência das variáveis idade, escolaridade e gênero na ocorrência de pausas após o tempo padrão no teste de identificação de sentenças dicóticas. Método A amostra foi constituída por 200 indivíduos destros distribuídos em quatro grupos segundo a faixa etária: grupo I - 13 a 19 anos de idade, grupo II - 20 a 29 anos de idade, grupo III - 30 a 39 anos de idade e o grupo IV - 40 a 49 anos de idade. Cada grupo continha 50 sujeitos (25 homens e 25 mulheres) pareados por escolaridade. Foram adotados os seguintes critérios de elegibilidade: língua materna português brasileiro, normouvinte, leitura fluente independentemente do grau de escolaridade. O teste de identificação de sentenças dicóticas foi aplicado nas etapas de integração binaural e escuta direcionada e a necessidade de pausas no teste após o tempo padrão foi anotada. Foram realizadas estatísticas descritivas e inferenciais. Resultados Para as etapas de integração binaural, houve associação positiva entre idade e ocorrência de pausas. A variável escolaridade apresentou associação negativa com a ocorrência de pausas em todas as etapas do teste. A variável gênero não apresentou nenhuma associação com a ocorrência de pausa em nenhuma das etapas do teste. Conclusão Com o aumento da idade, há um aumento na incidência de pausas na etapa de integração binaural do teste. Quanto mais anos de estudo menor a chance de o indivíduo necessitar de pausas para realizar o teste em todas as etapas de apresentação. A variável gênero não influenciou na ocorrência de pausas. (AU)

Processo FAPESP: 07/51231-1 - Teste de identificacao de sentencas dicoticas - dsi desempenho em individuos audiologicamente normais.
Beneficiário:Adriana Neves de Andrade
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado