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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Indicadores de problemas avaliados por pais e crianças estratificadas pelo peso ao nascer

Texto completo
Autor(es):
Claudia Mazzer RODRIGUES-PALUCCI [1] ; Sonia Regina LOUREIRO [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos de Psicologia (Campinas); v. 34, n. 1, p. 107-117, 2017-03-00.
Resumo

Resumo Estudos sobre o impacto do peso ao nascer para o desenvolvimento infantil carecem da inclusão das crianças como informantes. Objetivou-se comparar os indicadores de problemas comportamentais e de depressão apresentados por crianças, em idade escolar, de uma coorte estratificada pelo peso ao nascer, e verificar as possíveis associações entre os indicadores comportamentais, avaliados pelos pais, e de depressão, informados pelas crianças. Foram avaliadas 665 crianças, aos 10-11 anos de idade, distribuídas em cinco grupos de peso ao nascer. Os pais responderam ao Questionário de Capacidades e Dificuldades, e as crianças responderam ao Inventário de Depressão Infantil. Constatou--se: (a) significativamente mais indicadores de hiperatividade e de depressão nas crianças nascidas com muito baixo peso; (b) associações entre os indicadores de depressão infantil e os problemas comportamentais gerais para todos os grupos de peso, com exceção do muito baixo peso. Verificou-se consistência na avaliação de problemas por parte das crianças e pais. (AU)

Processo FAPESP: 10/13780-6 - Aspectos comportamentais e emocionais de uma coorte de escolares diferenciados pelo peso ao nascer
Beneficiário:Claudia Mazzer Rodrigues
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado