Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise dos atributos físico-ambientais do município de Praia Grande-SP

Texto completo
Autor(es):
Tissiana Almeida Souza [1] ; Cenira Maria Lupinacci Cunha [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Unicamp. IG
[2] Unesp. IGCE
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Sociedade e Natureza; v. 24, n. 2, p. 303-318, 2012-08-00.
Resumo

As regiões litorâneas caracterizam-se como sistemas ambientais complexos e de delicado equilíbrio, em razão da interação entre o ambiente terrestre e o marinho. O município de Praia Grande apresenta características físico-ambientais diferenciadas em razão da presença da Serra do Mar e da Planície Quaternária. Estes dois sistemas, apesar de bastante distintos em suas singularidades, estão interligados através dos processos de circulação de matéria e energia. Com base na Teoria Geral dos Sistemas, o objetivo deste trabalho é analisar os atributos físico-ambientais do município de Praia Grande, a fim de avaliar quais áreas do município estão mais vulneráveis aos impactos provocados pela ação humana. Os dados para tal análise foram obtidos através da interpretação de dados morfométricos, geológicos, pedológicos, geomorfológicos e de uso da terra, organizados na forma de cartas elaboradas em escala 1:50.000. (AU)

Processo FAPESP: 09/02483-3 - Zoneamento geoambiental do município de praia grande (sp): uma contribuição aos estudos sobre a baixada santista
Beneficiário:Tissiana de Almeida de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado