Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A teoria husserliana da doação perceptiva por perfis

Texto completo
Autor(es):
Danilo Saretta Veríssimo [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Psicologia Evolutiva, Escolar e Social - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia USP; v. 27, n. 3, p. 521-530, 2016-12-00.
Resumo

Resumo Neste artigo, tratamos da teoria da percepção na filosofia de Edmund Husserl. Apresentamos e discutimos a descrição do modo originário de doação da coisa percebida, que, segundo o filósofo, se dá em meio a horizontes de percepção marcados por uma multiplicidade inesgotável de perfis perceptivos. Nosso problema específico consiste em evidenciar, em meio à descrição do processo perceptivo por parte de Husserl, a conjugação de três elementos da investigação fenomenológica: a unidade intencional da consciência perceptiva, o eu corpóreo e a dinâmica de presença e ausência que caracteriza o campo perceptivo. Orientamo-nos pela hipótese de que a ligação entre esses elementos configura uma condição afetiva da intencionalidade que se sustenta no impercebido. (AU)

Processo FAPESP: 13/11017-1 - Estudos em fenomenologia da percepção: presença e ausência, visibilidade e invisibilidade na experiência sensível
Beneficiário:Danilo Saretta Verissimo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular