Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Esquizofrenia: dando voz à mãe cuidadora

Texto completo
Autor(es):
Gisele da Silva [1] ; Manoel Antônio dos Santos [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Anhanguera Educacional. Faculdade Politécnica de Jundiaí - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Psicologia e Educação
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos de Psicologia (Campinas); v. 26, n. 1, p. 85-92, 2009-03-00.
Resumo

Objetivou-se investigar as repercussões desencadeadas na vida de mães cuidadoras ao longo do curso do transtorno esquizofrênico de seus filhos. Doze participantes responderam a uma entrevista semiestruturada e suas narrativas foram examinadas por meio da análise de conteúdo temática. Foram encontrados sete eixos temáticos, cada qual apontando momentos, problemáticas e correlatos emocionais específicos: estranhamento, o estigma da loucura, a chegada ao consultório médico, o diagnóstico, resistindo ao tratamento médico, mudanças na vida, aceitação ou resignação. Os resultados evidenciaram a natureza invasiva do transtorno mental na vida da mãe cuidadora, a especificidade das sobrecargas vivenciadas em cada período do curso da esquizofrenia e a dificuldade encontrada na elaboração psíquica da condição do filho, mesmo após muitos anos do diagnóstico. (AU)

Processo FAPESP: 00/14905-5 - Recursos adaptativos de mães de portadores de esquizofrenia
Beneficiário:Gisele da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica